Museu Aberto de Biodiversidade

Museu Aberto de Biodiversidade - MAB

A Coleção Ecológica de Entomologia do MAB/ICTBIO reúne registros de insetos, suas relações ecológicas e plantas constatadas desempenhando papel de hospedeiras. Os registros são realizados por observação de máquina. A coleção está organizada em livros de tombo conforme o padrão científico e no formato Darwin Core.

A coleção integra ao MAB juntamente com coleções de outros grupos da biodiversidade, sendo composta por registros organizados em Livros Tombo próprios, contendo todas as informações científicas a exemplo de coletor do registro, localização, data, horário entre outras. Cada registro possui um número de tombo exclusivo, atribuído por um curador profissional que responde tecnicamente pela coleção.

Embora o processo de organização e tombamento tenha sido iniciado em 16 de outubro de 2020, as bases para o estabelecimento desta coleção, e da instituição que a abriga, se iniciaram em outubro de 2019. Atualmente são mais de 12.000 registros que aguardam triagem para inclusão nesta coleção. 

É possível o tombamento de registros de diferentes autores, para fins particulares, científicos ou mesmo aqueles obtidos em projetos específicos da área ambiental, necessários, ou não, ao cumprimento de normativas ambientais. Para tanto, é recomendado o contato com o curador.


OBJETIVOS DA COLEÇÃO ECOLÓGICA DE ENTOMOLOGIA

1 - Viabilizar a reunião de registros da biodiversidade em vida, cientificamente formalizados por tombamento em livro próprio de coleções sob responsabilidade técnica profissional, a fim de atender, entre outros, ao cumprimento de normativas ambientais, favorecendo a efetiva conservação da biodiversidade. 

2 - Disponibilização aberta e livre dos registros de biodiversidade em favor da inclusão científica e democratização do conhecimento, disponibilizando-o livremente ao acesso de qualquer interessado. Esta estratégia visa favorecer a autonomia de profissionais, estudiosos e cientistas cidadãos, tornando realidade o acesso independente, sem obstaculizá-lo pela ação de qualquer ator intermediário.

3 - Agregar conteúdos ecológicos, a exemplo das diferentes fases de vida e relações inseto-planta, em especial na abertura da coleção, entre plantas hospedeiras de Lepidoptera.

4  - Manter acervo para estudos ecológicos, entre outros, preservar documentação da biodiversidade a partir de testemunhos de informação ecológica realizados por observação de máquina, visando proteger o conhecimento para uso das gerações atual e futuras.


ACERVO

O acervo se forma inicialmente com o lote produzido pela primeira curadora, Maristela Zamoner, elaborado a partir de março de 2018 e constituído por mais de 12.000 registros viabilizados a partir cerca de 50.000 fotografias. Este acervo está em triagem para tombamento e abrange 587 espécies de borboletas (556 delas realizadas em três pontos da Grande Curitiba - Floresta Atlântica - as demais em outros biomas, Cerrado e Amazônia). Fazem parte deste lote inicial registros de outros insetos e seres vivos, além das borboletas, constatados em interações ecológicas. O acervo agrega ainda fotografias de plantas, como as registradas desempenhando papel de hospedeiras, nas quais houve constatação de oviposição ou de fases jovens.

O acervo será ampliado conforme o ICTBIO e instituições interessadas, ou cientistas cidadãos, realizem parcerias para estudos no âmbito de cobertura da coleção.


NOMENCLATURA UTILIZADA

A fim de alinhamento com os princípios da inclusão científica, a nomenclatura, no caso de Lepidoptera, que atualmente compõe a maior parte do acervo, segue  Butterflies of America, pela acessibilidade aos tipos de cada espécie, e por ser a maior compilação atual democratizada, apesar dos ajustes e atualizações necessários. Algumas exceções a este padrão se devem, principalmente, à falta de determinadas espécies nesta referência geral.


COMO CONSULTAR

Consulte ao acervo clicando sobre as opções de Famílias/Plantas Hospedeiras/Relações Ecológicas/Outros insetos, nas guias superiores do portal. As espécies representadas na coleção estão todas ali listadas, e devem possuir link cujo acesso encaminhará aos registros tombados. Aquelas cujos nomes científicos estão elencados mas não possuem links, existem na coleção, porém, ainda não foram tombadas. 

Também é possível consultar diretamente a espécie desejada pelo buscador do site da coleção.

Caso seja necessária a disponibilização de informações complementares, é possível obtê-las solicitando à curadoria.


CURADORIA

Curadora: Maristela Zamoner (CRBIO 50.002/07 - Resolução CFBIO no. 227/2010).

Como qualquer coleção, esta também está sujeita a falhas. Entretanto, por estar aberta a consulta livre, as correções são favorecidas. Encontrou algum erro? Colaborações voluntárias são bem-vindas. Faça contato com a curadoria: maristela.zamoner@gmail.com, os erros serão prontamente corrigidos.


ATENÇÃO

CONFIGURAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS DE FOTOGRAFIAS E OBSERVAÇÕES da curadora Maristela Zamoner: No license (all rights reserved). O uso de qualquer dos registros/fotografias de autoria da curadora Maristela Zamoner, para qualquer fim, está condicionado às seguintes regras: 
1 - Autorização por escrito da presidência do Ictbio. 
2 - Divulgação apenas da imagem fornecida diretamente pelo Ictbio ao solicitante do uso, incluindo, OBRIGATORIAMENTE: nome completo do autor(a), número de tombo, coleção e instituição gestora.

CONSULTE: REGRAS DE UTILIZAÇÃO DOS REGISTROS

EM CONSTRUÇÃO. Este meio de disponibilização pública desta coleção é temporário, utilizado enquanto o sistema próprio de informática está em desenvolvimento.